Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    ‘Manifestação calma de Eduardo Leite interpreta os brasileiros’, diz psiquiatra

    O governador do Rio Grande do Sul se revelou publicamente homossexual na última quinta-feira (1º)

    Produzido por Elis Franco, da CNN, em São Paulo

    Ouvir notícia

    Em entrevista à CNN, o psiquiatra e psicanalista Jorge Forbes afirmou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), soube modular a sua mensagem ao se revelar homossexual na última quinta-feira (1º), em entrevista à TV Globo.

    “Essa manifestação calma e tranquila do Eduardo Leite interpreta os brasileiros, porque normalmente as pessoas acham que isso é um tema constrangedor e ele tocou nesse tema de uma maneira muito simples e tranquila”, analisa.

    De acordo com o psiquiatra, o país caminha para uma liderança política que se afasta do modelo do “coronel machista” e caminha para ser “múltipla, ética e de pessoas que se responsabilizam pelas suas singularidades”.

    Novo momento para a pauta LGBTQIA+

    Para Jorge Forbes, o governador Eduardo Leite utilizou uma retórica para tratar do tema da homossexualidade, que é mais comum aos novos movimentos que estão surgindo, que se posicionam menos em tom de manifesto, de enfrentamento, e mais tratando o assunto como algo mais comum.

    “Quando você tem um fato social desse, no primeiro momento, a homossexualidade nos comportamentos ficavam reprimidos. No segundo momento, vinham às ruas em algo impositivo, em uma declaração. Agora, estamos indo para um terceiro momento, que é uma coisa tranquila. Eu prefiro isso, você prefere aquilo, com uma certa tranquilidade”, diz.

    “Eu vejo essa tranquilidade como um ponto importante da manifestação do Eduardo Leite. Ele pode ser o porta-voz de uma mudança que já existe”, avaliou Jorge Forbes à CNN.

    Bolsonaro

    Após a entrevista do governador do Rio Grande do Sul revelando a notícia, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou a respeito, dizendo que ele estaria promovendo uma estratégia política para as eleições presidenciais de 2022.

    “O cartão de visita para a candidatura”, disse Bolsonaro.

    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) (16.mar.2021)
    O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) (16.mar.2021)
    Foto: Reprodução/CNN

    Mais Recentes da CNN