Marília, Viana e Silveira são favoritos ao Senado em MG, diz pesquisa
Foram ouvidos 1.500 eleitores mineiros entre os dias 11 e 13 de agosto; margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos

A prefeita de Contagem (MG), Marília Campos (PT), o senador Carlos Viana (Podemos-MG) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) lideram as intenções de votos para o Senado Federal em Minas Gerais, de acordo com um levantamento do instituto Real Time Big Data, divulgado nesta segunda-feira (18).
Em um primeiro cenário, Marília é favorita com 19% dos votos válidos. Na sequência, Viana aparece com 18% e Silveira, com 14%.
O instituto apresentou 11 nomes e pediu que cada entrevistado respondesse quais seriam sua primeira e segunda opção.
Cenário 1 - Voto 1, voto 2 e não válidos
Com a ausência de Marília, um segundo quadro indica que 27% dos eleitores votariam em Viana e 21%, em Silveira. O ex-deputado Marcelo Aro (PP-MG), aparece em terceira colocação com 19% dos votos válidos. Nesta simulação, o instituto apresentou seis nomes como possíveis candidatos.
Cenário 2 - Voto 1, voto 2 e não válidos
Já em um terceiro panorama, Viana lidera novamente com 20% dos votos válidos. Silveira aparece com 17% e o jornalista Eduardo Costa (Cidadania-MG) com 17%. Neste cenário, eram nove opções de eventuais concorrentes.
Cenário 3 - Voto 1, voto 2 e não válidos
A pesquisa ainda avaliou o índice de rejeição entre os possíveis candidatos ao Senado. São 41% dos mineiros que não votariam em Viana, em seguida, Marília é rejeitada por 36% e a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG), aparece com 30%.
Foram entrevistados 1.500 eleitores mineiros entre os dias 11 e 13 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Nas eleições gerais de 2026, serão renovados dois terços da Casa, o que significa que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois senadores cada.