MDA/CNT: Quase metade da população não ouviu falar sobre alta do IOF

Levantamento ouviu 2.002 pessoas entre os dias 11 e 15 de junho; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos

Maria Clara Matos, da CNN, São Paulo
Imagem mostra notas de dois, vinte e dez reais
Quase o mesmo número de pessoas têm conhecimento sobre o assunto e consideram a medida como "ruim", devido à alta arrecadação de impostos já existente no Brasil  • Foto: Agência Brasil/ Reprodução
Compartilhar matéria

Pesquisa MDA/CNT divulgada nesta terça-feira (17) aponta que 49,8% da população não ouviu falar sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em maio deste ano.

O mesmo levantamento também mostra que 40,7% têm conhecimento sobre o assunto e consideram a medida como "ruim", devido à alta arrecadação de impostos já existente no Brasil.

Os que acreditam ter sido uma medida melhor para as contas públicas somam 6,1%. Os que não sabem ou não responderam somam 3,4%.

A pesquisa realizou 2.002 entrevistas presencialmente, entre os dias 11 e 15 de junho de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O(A) Sr.(a) ouviu falar que o governo federal aumentou o valor do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras?

  • Não ouvi falar: 49,8%
  • Sim, e foi uma medida ruim, pois já se paga muito imposto no Brasil: 40,7%
  • Sim, e foi uma medida boa para melhorar as contas públicas: 6,1%
  • Não sabem/não responderam: 3,4%