Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    MDB gaúcho retoma diálogo que pode selar apoio do PSDB a Tebet

    Deputado estadual emedebista Gabriel Souza deve compor a chapa do tucano Eduardo Leite na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul

    Simone Tebet e Tasso Jereissati, no Senado; o tucano deve compor a chapa da emedebista na disputa pela Presidência
    Simone Tebet e Tasso Jereissati, no Senado; o tucano deve compor a chapa da emedebista na disputa pela Presidência Roberto Castello

    Iuri PittaRenata Agostinida CNN

    Ouvir notícia

    A Executiva do MDB gaúcho aprovou nesta quarta-feira (13), em reunião com a presença do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, um indicativo para “ampliar o debate em torno do projeto de sustentação do centro democrático”. Na prática, significa um passo para anunciar nos próximos dias apoio à pré-candidatura do ex-governador tucano Eduardo Leite no estado e, com isso, selar o apoio do PSDB nacional à senadora Simone Tebet (MDB-RS) como candidata a presidente da República.

    O apoio do MDB, maior partido do Rio Grande do Sul, à nova candidatura do tucano foi uma das condicionantes do PSDB para abrir mão, pela primeira vez em sua história, de apresentar um candidato ao Palácio do Planalto. Os tucanos devem indicar o também senador Tasso Jereissati (CE) para a vice de Tebet, enquanto o deputado estadual Gabriel Souza, ex-presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, é o favorito para compor a chapa de Leite.

    “Hoje foi muito importante. Acredito que nos próximos dias vamos conseguir, sim (anunciar retirada de candidatura própria e apoio)”, disse Baleia Rossi à CNN. Na avaliação do presidente nacional do MDB, a negociação está bem encaminhada e não é preciso mais que Tebet entre em campo.

    A pré-candidata chegou a ser escalada no início das negociações por sua boa entrada com o MDB gaúcho – havia principalmente entre os tucanos o desejo de ver a senadora tomar a frente das conversas. “Agora é com nosso pessoal do Rio Grande do Sul. Eles vão fazer os movimentos”, afirmou Baleia Rossi.

    O único voto contrário ao diálogo do MDB gaúcho com o PSDB foi do deputado federal Osmar Terra, um posicionamento já esperado. “Vamos conversar, pois o diálogo e o respeito são marcas do MDB. A decisão do colegiado será formada a partir disso”, disse o presidente do diretório gaúcho, Fábio Branco.

    Também presente à reunião, o presidente da Associação de Prefeitos e Vice-Prefeitos do MDB do Rio Grande do Sul, Gustavo Stolte, afirmou que o grupo vai se reunir na segunda-feira, mas adiantou haver “ampla maioria” em favor do apoio a Leite.

    “Temos um candidato qualificado (Gabriel Souza), mas as circunstâncias demonstram que esse projeto (governo Eduardo Leite) tem resultado, contribuímos com esse governo. Não vejo por que nos distanciarmos desse projeto.”

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Mais Recentes da CNN