MDB, PSD e União Brasil terão três ministérios cada um, diz presidente do PT à CNN

Avante, PV, Solidariedade e Pros ficaram de fora das nomeações para o primeiro escalão

Daniela Lima
  • Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar nesta quinta-feira (29) três ministros do União Brasil, três do PSD e três do MDB, segundo a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann. A informação foi confirmada pela âncora da CNN Daniela Lima.

O PSD, de Gilberto Kassab, União Brasil, de Luciano Bivar e Davi Alcolumbre, terão três ministérios cada um, de acordo com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

Pelo MDB, os ministros devem ser Jader Barbalho Filho e Renan Filho para as pastas das Cidades e dos Transportes, respectivamente. Já a senadora Simone Tebet deve assumir a pasta do Planejamento.

Pelo PSD estão cotados os senadores Alexandre Silveira (MG) e Carlos Fávaro (MT) – ligado ao agronegócio – e o deputado federal Pedro Paulo (RJ), que é próximo ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Silveira disputou a reeleição ao Senado Federal por Minas Gerais, em outubro, mas foi derrotado para Cleitinho Azevedo (PSC).

A possibilidade de Silveira ser contemplado em uma pasta seria considerada um reconhecimento do apoio do PSD a Lula em Minas Gerais, onde ele obteve vitória sobre Jair Bolsonaro (PL).

Outro ministério confirmado há pouco é o dos Povos Originários. Quem assumirá a pasta é a maranhense Sonia Guajajara, do PSOL de São Paulo. Guajajara foi candidata a vice-presidente de Guilherme Boulos em 2018. 

Ficaram de fora os partido Avante, PV, Solidariedade e Pros, que devem ser contemplados com a montagem do segundo escalão.

(Com informações de Gustavo Uribe, da CNN)