Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “MDB terá candidato à Presidência da Câmara”, afirma líder do partido à CNN

    Última vez que o partido ocupou o comando da Casa foi com Eduardo Cunha, marcado pelo impeachment de Dilma

    Basília Rodriguesda CNN

    Brasília

    O líder do MDB na Câmara dos Deputados, Isnaldo Bulhões (AL), afirmou à CNN que o partido terá candidato à Presidência da Casa em 2025.

    “Sem dúvida nenhuma, o MDB vai trabalhar para ter candidato, vai colocar nome e estará na mesa para discutir com os demais partidos. O resultado sairá de uma ampla discussão”, disse Bulhões.

    Tradicionalmente, o MDB lança o nome de seus líderes. O próprio Bulhões seria o candidato pelo partido na Câmara. Mas, para isso, ainda tem um caminho para negociar com os outros partidos do bloco do qual faz parte: PSD e Republicanos, que também têm nomes para lançar na disputa.

    O líder emedebista afirma que o bloco buscará consenso em torno de um único nome. “Entendo que dentro da racionalidade, esse é o caminho prioritário, a unidade dos partidos. Uma coisa que será discutida a exaustão. É um caminho muito possível”, disse.

    Atualmente, o MDB é da base aliada do governo e ocupa três ministérios na Esplanada (Planejamento, Transportes e Cidades).

    A última vez que o partido ocupou a presidência da Câmara foi com Eduardo Cunha, que ficou marcado por conduzir o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

    Em 2021, a legenda lançou o nome do então líder, atual presidente do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP). Com apoio do governo Bolsonaro, um grupo de 11 partidos e também dissidentes emedebistas, quem venceu a eleição foi Arthur Lira, que acabou reconduzido para mais um mandato, sendo este o último ano.

    Lira não esconde a preferência pelo aliado Elmar Nascimento (União Brasil) para sucedê-lo em 2025. Mas, na prática, o processo de escolha dos nomes ainda não teve início, mesmo que o assunto já esteja nas conversas.