Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministro diz à CNN que aeroporto de Porto Alegre está com água a 2,5 m de altura

    Silvio Costa também falou que diagnóstico sobre o terminal será feito em 15 dias

    Renata Souzada CNN São Paulo

    A água dentro do aeroporto de Porto Alegre está em 2,5 metros de altura, segundo informações do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em entrevista ao Bastidores CNN (exibido diariamente, às 14h).

    “Água no aeroporto [de Porto Alegre] está dando 2,5 metros. Então toda a pista, toda a torre, a área de sinalização, está debaixo d’água. E mais do que isso: nas últimas 48 horas, a água também entrou no terminal. Nós estamos com dois metros de altura dentro do terminal”, explicou o ministro.

    Na segunda-feira (6), a concessionária Fraport, que administra o Aeroporto Salgado Filho, emitiu um comunicado informando que os pousos e decolagens no terminal estariam suspensos até o dia 30 de maio.

    Costa Filho ressaltou que, apesar das ações emergenciais, a expectativa do governo é de que um diagnóstico claro da situação seja feito em 15 dias.

    “Porque se a pista e a parte de iluminação e a torre de controle não estiverem danificadas, a gente automaticamente começa a operar. Mas se tiver algum problema em relação à pista, a gente não pode correr risco”, disse.

    Além do aeroporto da capital gaúcha, o estado conta com outros 11 terminais de voo — que estão funcionando normalmente, de acordo com o ministro.

    “Desses outros aeroportos, nós temos em torno de seis que tem capacidade de poder receber voos. Então cada companhia está fazendo seu estudo de malha viária e a gente espera que até hoje às 18h nós tenhamos concluído esse plano de voo regional para atender a população.”

    Desde o início das fortes chuvas na região, na semana passada, o governo confirmou a morte de 90 pessoas, além de 131 desaparecidos e 362 feridos.

    Imagens – Água invade aeroporto de Porto Alegre