Eleições 2022

Ministro do TSE autoriza registro de candidatura de Simone Tebet

Segundo Ricardo Lewandowski estão preenchidas as condições de elegibilidade previstas na Constituição

Gabriela Coelho, da CNN
Simone Tebet em agenda de campanha  • Reprodução/Simone Tebet
Compartilhar matéria

O ministro Ricardo Lewandowski, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autorizou os registros de candidatura de Simone Tebet (MDB) e de sua vice, Mara Gabrilli (PSDB), à Presidência da República.

Tebet declarou R$ 2.323.735, 28 em bens. Já sua vice Mara Gabrili (PSDB) informou ter um patrimônio de R$ 12.897.348,70. A composição da coligação “Brasil para Todos” será entre MDB, PSDB, Cidadadania e Pode.

Na decisão o ministro concluiu que estão preenchidas as condições de elegibilidade previstas na Constituição.

"A requerente tem nacionalidade brasileira; está em pleno exercício dos direitos políticos; é alistada como eleitora; possui domicílio eleitoral na circunscrição do pleito; possui filiação partidária; e atende à idade mínima de trinta e cinco anos, aferida na data da posse, para concorrer ao cargo de Presidente da República", disse.

O ministro citou ainda "que não houve apresentação de notícia de inelegibilidade ou impugnação ao registro, que conta com manifestação favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral".

No último sábado, o ministro também tinha validou os registros de Sofia Manzano e de seu vice, Antonio Alves, ambos do PCB; e de Vera Lúcia e Raquel Tremembé, do PSTU.

Debate

As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

Fotos – As mulheres candidatas à Presidência na história do Brasil