Ministros do STF ressaltam força da democracia contra ataques

Os integrantes da corte Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes negaram qualquer chance de golpe em evento do Insper

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes descartaram a possibilidade de um golpe político em um evento promovido pelo Insper. Apesar de admitirem o cenário de instabilidade política, os membros da corte ressaltaram a força da democracia.

Moraes, por exemplo, afirmou que os ataques às instituições pela internet serão apurados e que as eleições estão garantidas. Junto de Barroso, ele é um dos nomes atacados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também crítico do sistema eleitoral de urnas eletrônicas.

“O Poder Judiciário é independente, o que não significa que não apanhe todo dia. Mas apanha e reage dentro da Constituição”, disse Moraes. 

Já Barroso, o também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), citou o que chama de “mentirocracia”. “É a difusão da inverdade e das narrativas falsas como um método de governo e uma estratégia de manipulação das massas”, explicou.

O ministro do STF Alexandre de Moraes
O ministro do STF Alexandre de Moraes
Foto: Rosinei Coutinho – 20.fev.2020 / SCO – STF

Mais Recentes da CNN