Morre aos 83 anos Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

Lerner foi arquiteto e urbanista, prefeito de Curitiba por três mandatos e eleito duas vezes governador do Paraná

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, morreu aos 83 anos nesta quinta-feira (27)
O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, morreu aos 83 anos nesta quinta-feira (27) Foto: Reprodução/Instituto Jaime Lerner

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, morreu aos 83 anos, nesta quinta-feira (27). A informação já consta nos obituários divulgados pela prefeitura de Curitiba. Lerner estava internado no hospital evangélico Mackenzie. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (27) no cemitério israelita Santa Cândida. 

Lerner foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, onde liderou a revolução urbana que fez da cidade referencia nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.

Em 1965, ele participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba. Durante sua primeira gestão como prefeito da cidade, no período 1971 a 1975, Lerner consolidou as transformações da cidade e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente.

Ele ainda comandou a cidade de 1979 a 1983, e seu terceiro mandato foi de 1989 a 1992. O sistema de transportes integrado de Curitiba foi eleito como um dos 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos, que está presente em mais de 160 países. 

Sua gestão também foi marcada pela criação de parques arborizados, como o Jardim Botânico, inaugurado em 1991, e a Ópera de Arame, inaugurada no ano seguinte. Ambas obras se tornaram importantes pontos turísticos da cidade atraindo turistas de diversos estados desde a criação.

Eleito governador do estado do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.

O sistema de transportes integrado de Curitiba foi eleito como um dos 50 projetos mais influentes do mundo nos últimos 50 anos, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos, que está presente em mais de 160 países. O BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba ocupou o 33º lugar ao lado de outras iniciativas importantes.

Entre 1970 e 1990, Lerner passou pelo Arena, PDS e PDT. Como governador de 1995 a 2002, passou pelos partidos PDT (durante o primeiro mandato) e pelo então PFL, atualmente DEM. 

Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964, ele fundou do Instituto Jaime Lerner e a Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA). Ele foi presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) de 2002 a 2005.

Em 1990, Lerner recebeu o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em 1996, recebeu o prêmio da Unicef Criança e Paz, além de outros prêmios e títulos voltados à conservação do meio ambiente e planejamento urbado. O arquiteto também publicou diversos livros e artigos que tratavam da importância do urbanismo nas cidades. 

Errata: Este texto informava, erroneamente, que o ex-governador Jaime Lerner morreu aos 84 anos. Ele tinha 83. A informação foi corrigida.

Mais Recentes da CNN