Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    MP investigará uso de crianças como escudo humano em bloqueio de estradas

    Caso aconteceu na BR-101, em Itajaí e Itapema; pena para os responsáveis pode variar desde multa até perda da guarda dos menores

    Da CNN Brasil

    O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) abriu um procedimento para investigar o uso de crianças como escudo humano em bloqueio de estradas na BR-101, em Itajaí e Itapema, por manifestantes contrários à vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

    Policiais rodoviários federais flagraram o caso, assim como outras pessoas que estavam no local. As imagens repercutiram nas redes sociais.

    O primeiro passo é identificar os responsáveis pelos menores. Eles podem responder por colocar as crianças em risco e receber multa que varia de 3 a 20 salários-mínimos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. O valor pode dobrar em caso de reincidência.

    Além disso, eles também podem ser presos ou passar por um processo na Justiça sobre a perda da guarda dos menores, mas tudo dependerá da análise do MP-SC.

    A CNN entrou em contato com o Conselho Tutelar de Itajaí, que informou que, como as crianças não estão mais no local, resta a investigação do MP para possível responsabilização dos envolvidos.

    Quem flagrar um caso semelhante ou que coloque a vida de crianças em risco, pode fazer uma denúncia através do número 100.

    *com informações de Gabrielle Ravasco, da CNN

    (publicado por Tiago Tortella, da CNN)