Acusações de assédio contra Silvio Almeida são alvo de inquérito no Ministério Público do Trabalho

Procedimento tem como alvo Ministério dos Direitos Humanos; ex-ministro nega acusações

Lucas Mendes, da CNN, Brasília
Ex-ministro nega as acusações. ele foi demitido na última sexta-feira (6)  • Arquivo - Clarice Castro/MDHC
Compartilhar matéria

O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu um inquérito civil para apurar as acusações de assédio sexual supostamente praticadas pelo ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida.

O procedimento foi aberto na segunda-feira (9) e tramita na Procuradoria Regional do Trabalho da 10ª Região, que abrange Tocantins e Distrito Federal.

Conforme a portaria que abriu o inquérito, a denúncia recebida configura, a princípio, "infringência à ordem jurídico-trabalhista e aos direitos coletivos dos trabalhadores".

Inquérito único

Duas denúncias foram levadas ao MPT. Uma anônima e outra por um próprio integrante do órgão.

Elas foram registradas como notícias de fato e, agora, convertidas em um único inquérito civil.

A investigação tem como alvo o Ministério dos Direitos Humanos.

À CNN, a defesa de Almeida, comandada pelo advogado Thiago Turbay, disse que aguarda ser intimada e que parece estranho o MPT ter chamado para si a competência de analisar o caso.

Silvio Almeida foi demitido na sexta-feira (6). Ele nega todas as acusações. Para seu lugar, foi escolhida a deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo (PT).