Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mudanças partidárias mostram fragilidade do sistema brasileiro, diz especialista

    À CNN, o cientista político José Álvaro Moisés afirmou que as mudanças representam uma acomodação dos parlamentares em relação ao lugar que eles entendem que está o poder

    Produzido por Elis Franco e Thiago Felixda CNN

    em São Paulo

    Ouvir notícia

    Em entrevista à CNN neste domingo (3), o cientista político José Álvaro Moisés disse que as mudanças partidárias que ocorreram nos últimos dias mostram a fragilidade do sistema brasileiro, algo que na visão dele os parlamentares têm se aproveitado.

    “Nós não sabemos bem qual o critério das mudanças e em que sentido elas representam algo de projeto para o país. De alguma maneira, os políticos estão se reacomodando no sistema, com todas as fragilidades que ele tem”, disse Moisés.

    O cientista político disse que para o próprio eleitor pode acabar ficando confuso com todas essas movimentações.

    “Do ponto de vista do eleitor, não fica claro o que as mudanças representam, o que vai melhorar em termos de políticas públicas, qual o acréscimo que o Brasil precisa passar nesses próximos anos”, argumentou.

    Por fim, José Álvaro Moisés declarou que é provável que essas mudanças apontem uma tendência de onde os parlamentares acreditam que esteja o núcleo do poder, para negociar com o Executivo nos próximos quatro anos.

    “Há uma interpretação de que estar no PL ou nos partidos do centrão que apoiam o presidente é uma forma de os parlamentares se reposicionarem no quadro e, de alguma maneira, terem mais benefícios nas negociações que geralmente fazem com o Poder Executivo”, analisou.

    “Isso é uma característica própria do sistema presidencialista brasileiro”, concluiu.

    Texto publicado por Fabricio Julião 

    Mais Recentes da CNN