‘Não dá para pensar em democracia em um país com fome’, diz Atila Roque

No CNN Nosso Mundo, diretor da Fundação Ford os dilemas da desigualdade dentro do Brasil

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

 

O CNN Nosso Mundo nesta sexta-feira (6) entrevistou o diretor da fundação Ford e ex-executivo da Anistia Internacional no Brasil Atila Roque sobre a importância da filantropia no Brasil atual

Não dá para pensar em democracia em um país com fome

Atila Roque, diretor da fundação Ford no Brasil

 

Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), um em cada quatro brasileiros sofre com falta de comida de forma moderada ou grave. Isto é, correm o risco de ter que pular refeições ou até ficar mais de um dia sem comer.

Nos últimos quatro anos, 12,1 milhões de brasileiros entraram nesta situação, um número equivalente à população da cidade de São Paulo. No Mundo, são até 811 milhões de pessoas consideradas subnutridas.

E a pandemia da Covid-19 exacerbou ainda mais essa situação. Na visão de Roque, a “pandemia colocou em grande destaque a desigualdade no Brasil. O combate à fome voltou a ser um tema urgente.”  

De acordo com ele, “a fome é um retrato extremo de nossas desigualdades”, e, passear da crise desencadeada com a pandemia, “este é o momento para falar de solidariedade”. 

A fome é um retrato extremo das nossas desigualdes

Atila Roque, diretor da fundação Ford no Brasil

 

Átila Roque é Atila Roque chefia o escritório da fundação no Rio de Janeiro, supervisionando toda a concessão de subsídios no Brasil. Foi diretor-executivo da Anistia Internacional Brasil, onde era responsável pela implantação de uma estratégia de direitos humanos em nível nacional. Atuou como diretor-executivo do Instituto de Economias e Estudos Sociais (INESC), que realiza análise e advocacy de políticas nas áreas de orçamento público e direitos humanos, além de pesquisas em temas como desigualdade, discriminação de gênero e justiça racial.

Ele é entrevistado por Lia Bock, Thaís Herédia e Rita Wu, e quem comanda a atração é Luciana Barreto. O CNN Nosso Mundo é exibido às sextas-feiras, a partir das 22h30.

A CNN está no canal 577 nas operadoras Claro/Net, Sky e Vivo. Para outras operadoras, veja aqui como assistir à CNN. O programa também pode ser assistido ao vivo no site da CNN Brasil.

Editado por Evandro Furoni

O CNN Nosso Mundo nesta sexta-feira (6) entrevista Atila Roque
O CNN Nosso Mundo nesta sexta-feira (6) entrevista o diretor da fundação Ford e ex-executivo da Anistia Internacional no Brasil Atila Roque
Foto: Reprodução

Mais Recentes da CNN