
"Não existe solução para o planeta fora do multilateralismo", diz Lula
Presidente brasileiro defendeu a ação conjunta dos países contra o aquecimento global

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a ação conjunta contra o aquecimento global: "Não existe solução para o planeta fora do multilateralismo. A Terra é única. A humanidade é uma só. A resposta tem de vir de todos, para todos."
Lula discursou na abertura da sessão temática sobre os 10 anos do Acordo de Paris, na Cúpula de Líderes que antecede a COP30 em Belém. Ele voltou a defender mudanças nas instituições e regras para impulsionar o financiamento de ações climáticas.
"É crucial definir metodologias melhores para contabilizar o financiamento climático. O comércio internacional requer regras ambientais que sejam equitativas e decididas coletivamente. Os bancos multilaterais precisam ser maiores, melhores e mais eficazes. A proposta de criação de um Conselho do Clima, que já tive a oportunidade de apresentar ao G20 e à Assembleia Geral da ONU, é uma forma de dar ao desafio da implementação a estatura política que ele merece", acrescentou.
Tributação de multinacionais e super-ricos
Lula também defendeu a tributação do setor privado como maneira de financiar as ações climáticas.
"Sem incluir o capital privado, a conta não fechará. A maior parte da riqueza mundial gerada nas últimas quatro décadas foi apropriada por indivíduos ou empresas. Ao mesmo tempo, os orçamentos nacionais encolheram", disse ele.
"Um indivíduo pertencente ao 0,1% mais rico do planeta emite, em um único dia, mais carbono do que os 50% mais pobres da população mundial durante um ano inteiro. É legítimo exigir dessas pessoas uma maior contribuição. O imposto mínimo sobre corporações multinacionais e a tributação do patrimônio de super-ricos podem gerar recursos valiosos para a ação climática", acrescentou.


