Nikolas diz à CNN que julgamento de Bolsonaro tem "cartas marcadas"

Deputado diz que ministro Alexandre de Moraes é “parte interessada” no processo contra o ex-presidente

Helena Prestes, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse à CNN, na noite desta quinta-feira (28), que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem “cartas marcadas”.

Nikolas participou de debate contra o também deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), em que discutiram sobre o julgamento de Bolsonaro, orçamento secreto, emendas, governabilidade e economia no governo atual.

A declaração de Nikolas ocorreu após o analista de política Pedro Venceslau questionar as expectativas para as eleições de 2026 diante da inelegibilidade de Bolsonaro até 2030 e da ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de não reconhecer o resultado caso o ex-presidente não participe do pleito.

“É muito fácil você tirar um oponente numa corrida eleitoral dizendo que ele cometeu um golpe, falando que é em defesa da democracia, inclusive antes mesmo da condenação, o ministro pela democracia dizendo que já está preparando a cela dele. Ou seja, podemos dizer que já é um julgamento, com cartas marcadas, óbvio, é um julgamento onde as pessoas têm parte interessada naquele processo, suspensão para quê, né?”, disse o deputado à CNN.

Nikolas declarou ainda que Bolsonaro não tem “uma linha de corrupção” e que ele “nunca foi condenado por nada”. Para o deputado, foram inventadas constatações para calar o ex-presidente.

Em réplica, Boulos disse à CNN que Lula foi o único a enfrentar Trump. O deputado do PSOL citou, ainda, que a ameaça do presidente norte-americano de não reconhecer as eleições de 2026 sem Bolsonaro, é uma forma de tentar “eleger um governante no Brasil que seja submisso, que se ajoelhe aos interesses dos Estados Unidos, que não é o caso do presidente Lula”.