Nunes pede que governo federal faça intervenção na Enel
Prefeito de São Paulo disse ter conversado com governador Tarcísio de Freitas e deputados federais sobre o tema na manhã de hoje (12)
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), voltou a pedir que o governo federal faça uma intervenção na distribuidora de energia Enel após mais um episódio de falta de luz na capital. Nunes conversou com jornalistas em evento na região central da capital nesta sexta-feira (12).
"Vivemos o caos em 2023, 2024, 2025. E se essa empresa continuar vamos seguir tendo caos. Precisamos convencer o governo federal de que ultrapassamos o limite para ter uma intervenção nesta empresa. E que ela seja substituída por uma empresa que dê atendimento para a população", disse.
Nunes afirmou que conversou nesta sexta por telefone com Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, e deputados federais sobre o tema.
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é o principal órgão responsável por regular, fiscalizar e, se necessário, intervir em empresas de distribuição de energia elétrica no Brasil. As normas seguidas pela agência são definidas por um conselho com ministérios do governo.
Na conversa com jornalistas, o prefeito ainda criticou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, por cogitar a renovação antecipada do contrato de distribuidoras em troca de investimentos adicionais. "Se eles estão aí há 15 anos e não invesvestiram, é claro que não vão investir. Não são confiáveis", disse.
Nesta sexta, pelo terceiro dia consecutivo, São Paulo amanheceu com grande parte da população sem energia elétrica. São cerca de 830 mil pessoas que ainda não tiveram o abastecimento restabelecido pela Enel.


