O Grande Debate: Congresso tem qualidade de baixo nível, como diz Lula?
Deputadas federais Talíria Petrone (PSOL) e Bia Kicis (PL) discutiram crítica do presidente ao Legislativo
As deputadas federais Talíria Petrone (PSOL) e Bia Kicis (PL) discutiram, nesta quarta-feira (15), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o Congresso Nacional tem qualidade de baixo nível, como disse o presidente Lula.
A crítica do presidente se deu em um evento de comemoração do Dia dos Professores no Rio de Janeiro. Na ocasião, Lula complementou dizendo que “a extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”.
Talíria avalia que Lula está correto.
"O presidente Lula está refletindo um sentimento popular e infelizmente refletindo o que o Congresso tem expressado no último período. Quando a gente viu, pelo menos no Rio de Janeiro, mais de 100 mil pessoas que foram às ruas contra a PEC da Blindagem, contra o projeto da anistia, era o povo dizendo para o Congresso o que ele queria”, disse.
“A gente vê uma tentativa de uma extrema-direita pegar o celular e fazer falas violentas, discurso de ódio, para jogar para a galera enquanto o Brasil precisa de políticas públicas para enfrentar a fome, para garantir o direito ao emprego, à moradia, aos trabalhadores de aplicativo, dignidade no trabalho como o fim da escala 6x1”, continuou.
Bia Kicis defende que o Congresso é um reflexo da população.
“Se precisa melhorar a qualidade do Congresso é porque precisa dar mais educação para o povo, que as nossas crianças na escola aprendam matemática, português, não a serem doutrinadas, ideologia de gênero”, opinou.
“Eu jamais diria que é o pior Congresso da história, porque a gente já teve um Congresso em que existiu o Mensalão, o Petrolão, que foram os piores escândalos que já existiram comandados pelo PT. A gente teve o Lula, que foi deputado constituinte, e realmente esse deputado constituinte votou a favor da anistia, votou que grupos armados, civis e militares, deveriam ter anistia”, prosseguiu.