O Grande Debate: Megaoperação no Rio foi bem ou malsucedida?
Governadores Ronaldo Caiado e Renato Casagrande discutiram a ação nos complexos da Penha e do Alemão que deixou mais de 100 mortos
Os governadores Ronaldo Caiado, de Goiás, e Renato Casagrande, do Espírito Santo, discutiram, nesta quarta-feira (29), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se a megaoperação no Rio de Janeiro foi bem ou malsucedida.
Ao comentar a ação nos complexos da Penha e do Alemão que deixou mais de 100 mortos e 113 presos, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que "tirando a vida dos policiais, o resto da operação foi um sucesso".
Caiado avalia que a ação foi positiva.
“O Rio de Janeiro vive um caso peculiar, porque, em decorrência de uma decisão judicial, ele passou a ser o reduto de todos os faccionados do Comando Vermelho no Brasil e essa situação leva a essa vida de sofrimento do povo carioca”, disse.
“Então, todo o território que foi resgatado pelo estado e devolvido ao cidadão de bem, é lógico que é o que a população toda entende, um sucesso no sentido de ter a liberdade, a independência e, ao mesmo tempo, a condição de cumprir a ordem, a lei que rege a Constituição brasileira”, continuou.
Casagrande entende que só o tempo dirá se a operação teve sucesso.
“Nós sabemos que o objetivo principal dessa operação, que era fazer a prisão de um líder, ou o líder mais importante do Comando Vermelho, não foi alcançada. Então boa parte das pessoas presas e das que perderam a vida são pessoas que representam o exército de soldados do Comando Vermelho”, opinou.
“Naturalmente quando você mantém uma liderança e você não tem o processo de ocupação permanente desta comunidade, daqui a pouco essa comunidade pode estar de novo com o mesmo problema, como nós já assistimos em outras operações no Rio de Janeiro”, prosseguiu.


