Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Odair Cunha vai assumir a liderança do PT na Câmara

    PSB e PDT também terão novos líderes na Casa em 2024

    Odair Cunha será o novo líder do PT na Câmara
    Odair Cunha será o novo líder do PT na Câmara Arquivo - Zeca Ribeiro

    João Rosada CNN

    Brasília

    O deputado Odair Cunha (PT-MG) vai assumir a liderança da bancada do PT na Câmara no lugar do deputado Zeca Dirceu (PT-PR). A escolha foi definida nesta terça-feira (6). A mudança na liderança do partido é tradicional e acontece todo ano.

    Cunha, que tem 47 anos, é formado em Direito. Foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2003 e, em 2007, conseguiu a reeleição. Em 2013, foi escolhido para ser presidente estadual do PT em Minas Gerais. Assumiu a Secretaria de Governo do Estado no período de 2015 a 2018, quando voltou a ocupar o cargo de deputado federal. Em 2022, foi eleito para o quarto mandato.

    Na Câmara dos Deputados, já ocupou as funções de terceiro-secretário da Mesa Diretora, vice-líder do Governo e relator da Medida Provisória que criou o Programa Bolsa Família, entre outras.

    O deputado destacou que está há 21 anos na bancada federal do partido e se sente honrado por ser líder dos outros 67 parlamentares petistas.

    “Agradeço aos companheiros e companheiras parlamentares pela confiança e reforço a continuidade do nosso trabalho em defesa dos direitos do povo brasileiro, sempre defendendo a democracia e a construção de um Brasil mais justo e inclusivo para todas e todos”, afirmou o deputado em uma publicação no X (antigo Twitter).

    Durante a reunião para a escolha da nova liderança, Dirceu fez uma síntese do trabalho ao longo de 2023 e destacou o papel estratégico que o PT teve na aprovação de projetos como a reforma tributária, o novo marco fiscal, a retomada do Bolsa Família e do Minha Casa, Minha Vida.

    Já no plenário, o Dirceu afirmou que o seu sucessor é um parlamentar muito experiente e acredita que ele vai realizar um bom trabalho.

    “Gostaria de agradecer o companheirismo a boa convivência, o diálogo, os debates que tivemos aqui nessa casa que pra mim foi um aprendizado muito grande e eu considero os últimos 12 meses como um período muito positivo”, complementou Dirceu.

    PSB e PDT

    O Partido Socialista Brasileiro (PSB) também adota o método de mudar a liderança do partido anualmente. Em 2024 o deputado Gervásio Maia (PSB-PB) vai assumir a liderança no lugar do deputado Felipe Carreras (PSB-PE).

    A troca no comando foi oficializada em dezembro do ano passado. Segundo apurou a CNN, os próximos anos também já tem nomes definidos. Em 2025 está previsto o deputado Pedro Campos (PSB-PE) e, em 2026, Jonas Donizete (PSB-SP) deve assumir a liderança do partido.

    O Partido Democrático Trabalhista (PDT) também terá novo líder em 2024, apesar da escolha ter sido definida em novembro do ano passado. Será o deputado Afonso Motta (PDT-RS).