Onyx Lorenzoni aceita convite e se dispõe a depor à CPMI do INSS

Colegiado fez convite a todos que ocuparam a pasta da Previdência a partir de 2015

Mateus Salomão, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

O ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni aceitou o convite para depor à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Em ofício enviado ao presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), nesta segunda-feira (1º), Lorenzoni disponibilizou as datas entre 25 de setembro e 10 de outubro para comparecer ao colegiado como convidado.

Ele foi ministro durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). A CPMI do INSS fechou acordo para convidar todos os que ocuparam a pasta da Previdência a partir de 2015.

Viana afirmou nesta segunda que, caso os ministros não respondam ao convite feito pela CPMI, vai propor a convocação deles ao colegiado.

“Vamos continuar insistindo por mais alguns dias no convite, mas se não houver uma resposta positiva dos ex-ministros, seja quais nomes forem, vou propor a esses transformar em convocação”, afirmou.

O colegiado também aprovou a convocação de dez ex-presidentes do instituto. Entre as oitivas no horizonte da CPMI também está o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como "Careca do INSS".

A PF (Polícia Federal) aponta que Antunes é sócio de 22 empresas, e que "várias" teriam sido utilizadas nas fraudes aos aposentados.