Oposição na CPMI vai pedir convocação de um dos criadores da urna eletrônica, dizem fontes
Para parlamentares que defendem a convocação, o nome do ex-funcionário do TSE ganhou força após o hacker Walter Delgatti Neto ter citado em audiência na semana passada na CPMI o nome do ex-secretário

Parlamentares da oposição ouvidos pela CNN afirmaram que vão apresentar requerimento na CPMI para convocar o coautor do projeto da urna eletrônica do Sistema Eleitoral Brasileiro e ex-secretário de Tecnologia da Informática do Tribunal Superior Eleitoral Giuseppe Dutra Janino. Ele trabalhou no TSE durante 15 anos. A autoria do requerimento é do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).
Para parlamentares que defendem a convocação, o nome do ex-funcionário do TSE ganhou força após o hacker Walter Delgatti Neto ter citado em audiência na semana passada na CPMI o nome do ex-secretário de Tecnologia do TSE.
Na ocasião, ao ser questionado pelo presidente da comissão, deputado Arthur Maia (União-BA), Walter Delgatti citou Giuseppe Janino, único funcionário que detinha grande conhecimento sobre o sistema eleitoral.
O hacker sugeriu que, após estudos e análises feitos somente por ele, pelo Walter, o voto impresso evitaria pessoas com "más intenções".
"Pedimos a convocação do Sr. Giuseppe Dutra Janino para averiguarmos a realidade dos fatos relatados por Delgatti", justificou o autor do pedido do requerimento.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), órgão responsável pelo sistema eleitoral no Brasil, em todo ano, realiza testes de integridade das urnas e auditorias para comprovar a lisura do sistema de votação eletrônica do país.
Em 2022, o TSE ampliou o rol de entidades habilitadas a participar como fiscalizadoras do processo eleitoral desde a votação até a apuração e totalização dos resultados.
Procurado, o ex-secretário Giuseppe Janino afirmou que prefere não se pronunciar neste momento