Osmar Terra promoveu crime contra saúde pública, diz senador Rogério Carvalho

'Acredito que ao final do dia de ontem ficou claro que ele era o grande responsável por orientar o presidente', afirmou o senador petista à CNN

Produzido por Jorge Fernando Rodrigues, da CNN em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN nesta quarta-feira (23), o senador Rogério Carvalho (PT-SE), suplente da CPI da Pandemia, afirmou que o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania, promoveu crime contra a saúde pública. Terra prestou depoimento à comissão na terça (22). A oitiva durou quase dez horas.

“Existem crimes contra a saúde pública que foram perpetrados por vários agentes públicos ou privados. No caso de Osmar Terra, ele promoveu crime contra a saúde pública, pois ele informou e orientou errado, mentiu e disse que tinha pouca relação com o presidente, [mas] ele foi 20 vezes ao gabinete do presidente. A responsabilidade em última instância é de quem decide, é o presidente que adotou medidas que levaram à exposição de milhões de brasileiros que contraíram a doença e morreram”, disse Rogério.

Senador Rogério Carvalho (PT-SE)
Senador Rogério Carvalho (PT-SE), suplente da CPI da Pandemia, fala à CNN
Foto: CNN Brasil (23.jun.2021)

E continuou: “Mas ele [Osmar Terra] não só falou com presidente como auxiliar, ele falou publicamente e a sua opinião não pode ser uma opinião que produza um efeito deletério e criminoso junto a sociedade. Portanto, ele tem sim a possibilidade de ser investigado pelos crimes que cometeu, pelas orientações que deu e pelo jeito que conduziu.”

Durante a oitiva, o parlamentar confirmou que teve conversas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas negou a existência de um “gabinete paralelo”. Segundo Terra, essa ideia é uma “ficção” e todos os presidentes se aconselham com alguém de confiança. À CNN, o senador petista rebateu as declarações de Terra.

“Acredito que ao final do dia de ontem ficou claro que ele era o grande responsável por orientar o presidente. Ele era o cérebro da direção do rumo da pandemia junto ao presidente e ao gabinete paralelo.”

Mais Recentes da CNN