Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pacheco recebe governador de Roraima para discutir situação dos Yanomami

    Uma das propostas discutidas foi a criação de um benefício social para os garimpeiros que venham a ser retirados dos locais onde há a extração ilegal de minérios

    Gabriel HirabahasiNeila Guimarãesda CNN

    em Brasília

    O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recebeu, nesta terça-feira (7), o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), para discutir a situação do povo Yanomami no estado.

    Também participaram da reunião dos senadores Hiran Gonçalves (PP) e Mecias de Jesus (Republicanos), também de Roraima.

    Uma das propostas discutidas foi a criação de um benefício social para os garimpeiros que venham a ser retirados dos locais onde há a extração ilegal de minérios.

    Após a reunião, Denarium propôs “criar também programas sociais que possam atender essas pessoas [garimpeiros], quando saírem da área que estão trabalhando”.

    “Uma série de ações que são propostas para solucionar o problema dos garimpeiros em áreas indígenas”, afirmou o governador em entrevista coletiva após o encontro com Pacheco.

    Segundo o governador e os senadores, os donos dos garimpos já deixaram os locais e aqueles que lá permanecem são “operários do garimpo” e dependem daquela atividade para sobrevivência.

    A CNN apurou que o formato desse benefício sugerido não está definido. Uma das propostas colocadas na mesa seria ampliar o Auxílio Brasil para abarcar essas pessoas, ou até criar um auxílio emergencial voltado especificamente para esses garimpeiros.

    O governador de Roraima e senadores do estado aguardam ainda uma resposta sobre um pedido de reunião com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça) e José Múcio (Defesa) ainda nesta terça-feira (7), também para tratar da crise humanitária envolvendo o povo Yanomami.

    Um dos assuntos a ser discutido com o governo federal é estabelecer uma solução jurídica para permitir que o governo estadual retire os garimpeiros dos locais onde estão e também o apoio das forças federais para esse transporte das pessoas.

    Denarium sugeriu também criar “novas áreas de mineração em cooperativa de garimpeiro, fora de área de indígena”.

    Outro ponto discutido com Pacheco foi a criação de uma comissão externa do Senado de acompanhamento das ações do governo federal e do estadual de assistência aos Yanomami, bem como de combate ao garimpo ilegal na terra indígena.

    Segundo os participantes da reunião, a sugestão da comissão externa será avaliada pela direção do Senado antes de ser efetivamente criada. Pacheco se reúne com integrantes da Mesa Diretora ainda nesta terça (7) e esse assunto deve ser discutido.