Padilha lembra oxigênio venezuelano na pandemia ao falar de apoio do Brasil

Durante a crise causada pelo aumento dos casos de Covid-19, a Venezuela doou caminhões de oxigênio ao Brasil

Mateus Salomão e Helena Prestes, da CNN Brasil, Brasília
Ministro da Saúde Alexandre Padilha participa da COP30 nesta quinta-feira (13)  • Carlos Tavares/COP30
Compartilhar matéria

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a situação na Venezuela pode ter impactos sobre o sistema de saúde local. Segundo ele, caso isso se concretize, o Brasil estará à disposição e mobilizado para ajudar.

Em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (5), Padilha defendeu que o Brasil não deve se esquecer da ajuda venezuelana durante a pandemia de Covid-19. Em 2021, o país vizinho doou caminhões de oxigênio diante da crise de saúde pública em Manaus (AM).

“A gente não pode esquecer que, quando houve o colapso de oxigênio em Manaus, vieram 135 mil metros cúbicos de oxigênio da Venezuela para salvar o povo brasileiro em Manaus”, disse Padilha.

Ao sublinhar a necessidade de países das américas se apoiarem, Padilha destacou o trabalho da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) durante a crise causada pelo aumento de intoxicações por metanol.

“Essa parceria humanitária é a base do nosso trabalho. Na América do Sul, estamos conseguindo evitar a exclusão e a explosão de casos de sarampo que hoje acontecem na América do Norte”, exemplificou.

No último fim de semana, os Estados Unidos empreenderam um ataque contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro.