Paes anuncia irmã de Rodrigo Maia na Riotur e mais 2 secretários

Prefeito eleito anunciou nesta segunda a presidente da Riotur, dois subprefeitos e os novos secretários de Cultura e Turismo

Eduardo Paes está finalizando a montagem do primeiro escalão de seu governo
Eduardo Paes está finalizando a montagem do primeiro escalão de seu governo Foto: Ellan Lustosa/Código19/Estadão Conteúdo

Por Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Está perto do fim a montagem do primeiro escalão do governo Eduardo Paes (DEM) na Prefeitura do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira (7), foram apresentados mais dois secretários, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que abriga o gabinete de transição, no Centro da capital fluminense. 

Também foram conhecidos a presidente da Riotur e dois subprefeitos. Ao todo, já são 16 secretários definidos. Segundo o prefeito eleito, os anúncios devem terminar até quarta-feira (9), quando o núcleo principal de seu governo já estará concluído. 

O novo secretário de Cultura será Marcus Faustini, diretor de teatro e produtor cultural. Paes lembrou ainda sua relação com a comunidade do Cesarão, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, e a importância de reforçar a pluralidade cultural da cidade. 

A secretaria de Turismo ficará a cargo de Cristiano Beraldo, do PSDB, coordenador do programa de governo da Paes na campanha pelo retorno ao Palácio da Cidade. O prefeito eleito destacou a importância da pasta para gerar emprego e renda, auxiliando no desenvolvimento da economia da cidade.

Leia e assista também:

Eduardo Paes apresenta secretários de Educação e Infraestrutura

Paes perde para abstenções; 47,5% dos cariocas abrem mão de escolher o prefeito

Fernando Molica: Paes está nacionalizando seu discurso apontando para 2022

“Pela responsabilidade de tocar Carnaval, Réveillon, os secretários de Turismo aqui no Rio sempre viravam grandes secretários de eventos. A gente precisa de uma política pública de turismo objetiva, focada, que possa explorar no limite esse potencial econômico da nossa cidade”, afirmou Paes. 

Ainda no campo do turismo, foi apresentada a presidente da Empresa Municipal de Turismo (Riotur), Daniela Maia. Irmã do presidente da Câmara dos Deputados e filha do ex-prefeito César Maia, ela será responsável pela gestão do Carnaval. Segundo Paes, haverá uma integração entre a Riotur e a Fundação Cidade das Artes na Barra da Tijuca. 

Já foi definido também o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização, o deputado estadual Chicão Bulhões (Novo). No entanto, como o partido não permite que parlamentares tirem licença de seus mandatos para assumir cargos no Executivo, ele renunciará ao cargo de deputado estadual no fim do mês e tirará licença da filiação do partido para assumir o posto. 

Na sexta-feira (4), já haviam sido apresentados o novo secretário de Educação, deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB), e a Secretária de Infraestrutura, Kátia Souza. Na véspera, Paes anunciara outros cinco membros do primeiro escalão: a secretária de Assistência Social Laura Carneiro (DEM), o secretário de Esporte, Guilherme Schelder, a secretária da Mulher, Joyce Trindade, o secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, e a secretária de Ação Comunitária Marli Peçanha. 

Antes deles, também já tinham sido apresentados o secretário de Fazenda e Planejamento, deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), o secretário de Governo e Integridade Pública, deputado federal Marcelo Calero (Cidadania-RJ), o secretário de Saúde, o epidemiologista Daniel Soranz, o secretário de Juventude, Salvino Oliveira, a secretária de Conservação, Ana Laura Secco, e o secretário de Proteção Animal, Vinícius Cordeiro, presidente estadual do Avante.

O Centro de Operações Rio (COR), que não é uma secretaria, terá Bruno Ramos, ex-subprefeito da Zona Sul, na direção executiva. Ainda faltam definir os próximos ocupantes de pastas importantes, como Meio Ambiente e Ordem Pública. 

Subprefeituras 

Nesta segunda-feira, Paes anunciou o novo subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo. Na gestão passada, trabalhou com o subprefeito da Ilha do Governador, Nelsinho Miraldi. Agora, será responsável, além da Ilha do Governador, por Paquetá e pela Ilha do Fundão, onde fica a Cidade Universitária da UFRJ. Também foi apresentado o novo subprefeito da Grande Tijuca, Wagner Coe, egresso do DEM. 

Eles se juntam a Thalita Galhardo, subprefeita de Jacarepaguá, e Rafael Lima, da Barra da Tijuca.

Mais Recentes da CNN