Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Palácio da Justiça será restaurado pela 1ª vez; saiba como será a reforma

    Projeto sobre a sede do Ministério da Justiça também prevê revitalização dos jardins projetados por Burle Marx seguindo as plantas originais

    João Rosada CNN , Brasília

    O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, lançou, na terça-feira (20), o projeto de restauração do Palácio da Justiça e construção de um Centro de Memória. A sede do ministério tem 52 anos de existência.

    O projeto é assinado por Oscar Niemeyer, enquanto os jardins — tanto internos quanto externos — foram projetados pelo paisagista Roberto Burle Marx.

    De acordo com o ministério, a iniciativa tem o objetivo de preservar e recuperar as estruturas físicas, arquitetônicas e paisagísticas do palácio.

    Segundo a pasta, os recursos utilizados no projeto de restauração do prédio serão provenientes de contratos de conservação e manutenção já existentes. Outra parte deve ser encaminhada por meio de parcerias com as instituições envolvidas na iniciativa.

    “No futuro, vamos precisar de mais recursos para fazer uma reforma estrutural. Estive com o Aloizio Mercadante, presidente do BNDES. Ele disse que há recursos à disposição, que podem ser combinados com outros recursos da Lei Rouanet, provenientes da iniciativa privada, para contribuir com um restauro completo do prédio”, afirmou Lewandowski.

    O ministro também disse que essa será a primeira vez que o palácio passará por uma restauração completa. Até então, o edifício havia sido submetido apenas a pequenas reformas, realizadas para garantir que ele continuasse operando normalmente.

    A Esplanada dos Ministérios tem ao todo 17 prédios idênticos ao longo de duas avenidas. O Palácio da Justiça e o Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações exteriores, também abrigam pastas do Executivo, mas tem projetos arquitetônicos singulares.

    Restauração

    Segundo o ministério, foi realizada uma análise com especialistas em que foram identificadas diversas questões, incluindo obsolescência, deterioração e desvios em relação aos projetos originais. Além disso, foi constatada a necessidade urgente de intervenções para a reforma, recuperação e restauração.

    O projeto também prevê a revitalização dos jardins projetados por Burle Marx. Segundo Lewandowski, o ministério encontrou as plantas originais, o que vai permitir uma reconstrução igual a original realizada pelo paisagista

    O projeto prevê os seguintes pontos principais:

    • Melhoria da manutenção das edificações;
    • Restauração dos jardins de Burle Marx;
    • Elaboração de protocolos de conservação do Palácio e dos jardins;
    • Recuperação do acervo histórico e cultural;
    • Criação do Centro de Memória do MJSP;
    • Implementação de visita guiada do Palácio da Justiça de forma permanente.

    Além das reformas, o Ministério da Justiça também anunciou a exibição de uma exposição temporária de móveis clássicos, trazidos do Rio de Janeiro em 1972, na época da inauguração do edifício.

    A mostra incluirá peças que ainda são utilizadas nas dependências do prédio, além de móveis que passarão por um processo de restauração, destacando a preservação do patrimônio histórico do local.

    “Não é preciso muito dinheiro, às vezes pouco dinheiro e muita imaginação já permite que nós avançamos bastante”, finalizou Lewandowski.

    Qual é o local de votação? Saiba como checar onde você irá votar

    Tópicos