Para centrão, Flávio errou ao anunciar candidatura sem diálogo com partidos
Leitura interna é de que falta de articulação prévia gerou insegurança na relação entre PL e centro

A avaliação de parlamentares ouvidos pela CNN é de que o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) "errou" ao anunciar pré-candidatura à presidência sem diálogo prévio com partidos do centro. Nos bastidores, a leitura é de que a condução do processo gerou insegurança nas relações.
O senador Flávio Bolsonaro anunciou a pré-candidatura na sexta-feira (05) e afirma ter sido escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível e preso, condenado por liderar uma tentativa de golpe de estado.
O anúncio da pré-candidatura surpreendeu aliados e presidentes de partidos do centro. Na segunda-feira (09), Flávio recebeu os presidentes do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e do União Brasil, Antonio Rueda, para discutir a pré-candidatura.
Aliados afirmaram à CNN que o jantar não foi “tão bom” e que deveria ter acontecido antes do anúncio da pré-candidatura.
Interlocutores apontam que a ausência de conversa antecipada foi interpretada como um sinal de desalinhamento, o que acabou ampliando resistências. A percepção é de que o episódio poderia ter sido evitado com maior coordenação política e comunicação prévia.
Com mais de um nome da direita em jogo, a avaliação de interlocutores do centro é que as bancadas devem focar em nomes dentro do partido.
Além de Flávio, os governadores Ronaldo Caiado (União) e Romeu Zema (Novo) também são pré-candidatos à presidência. Aliados avaliam que ainda é muito cedo para medir até que ponto Flavio prejudica os outros nomes da direita que estão no tabuleiro de 2026.


