
Para ter efeito eleitoral, redução de diesel deve diminuir preço dos alimentos
Presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, analisou o eventual impacto da diminuição do preço do combustível na campanha de Bolsonaro
O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, analisou o impacto eleitoral da redução de R$ 0,30 por litro de diesel anunciado pela Petrobras nesta segunda-feira (19).
Em participação no Arena Eleições, da CNN, o especialista avaliou que parte da população que se beneficiará da medida já está com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição e segundo colocado no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva.
"A questão é saber se o eleitor que se beneficia disso já não era o eleitor do presidente Jair Bolsonaro. Vamos lembrar que ele também deu auxílio para os caminhoneiros", lembrou Meirelles.
Para o especialista, a redução no diesel só terá efeito eleitoral para a campanha de Bolsonaro se causar queda no preço dos alimentos até a data das eleições.
"O que impacta mais é na cadeia, especial nos alimentos, que teve uma inflação muito maior que a média geral. Agora é ver se vai dar tempo disso efetivamente chegar nas prateleiras do supermercado", disse o presidente do Locomotiva.
"Do ponto de vista eleitoral, o que teria mais potencial efetivo de dar algum impacto — e ainda não deu — é a queda do botijão de gás, que fala diretamente para uma eleitora que sabe no centavo o preço do gás", acrescentou.
Assista ao Arena Eleições desta segunda-feira:
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.