Parlamentares debatem o que esperar da CPMI do INSS

Comissão tem como objetivo apurar o esquema bilionário de descontos a aposentadorias e pensões

Rafael Villarroel, da CNN*, São Paulo
Compartilhar matéria

O deputado Alencar Santana (PT-SP) e o senador Izalci Lucas (PL-DF) debateram nesta terça-feira (19) no CNN Arena sobre a CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que deverá ser instalada nesta quarta-feira (20), para apurar a fraude bilionária de descontos a aposentados e pensionistas.

Para Izalci, a comissão deverá "passar a limpo" toda a situação, segundo ele não focando apenas no governo Lula, mas sim no início das investigações do esquema.

Segundo o senador, diante da situação atual, a CPMI deve ter papel importante em apurar o caso para que escândalos como esse não se repitam mais.

Já Alencar declarou que os trabalhos deverão esclarecer os fatos desde o governo Bolsonaro, onde se iniciou as primeiras denúncias de fraudes e confiscos.

Além disso, durante o debate, o parlamentar, que é vice-líder da administração de Lula na Câmara, afirmou que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tomou medidas diante do caso, sendo diretamente responsável pelas fraudes.

Izalci, que faz parte da oposição, rebateu ao dizer que o ex-presidente enviou ao Congresso Nacional, durante a transição do governo Temer, uma medida provisória que tinha como objetivo alterar a legislação para que não houvesse mais desvios e nem a ocorrência de aposentadorias irregulares.

Ao citar o governo atual, avaliando a conduta do Executivo na devolução dos valores desviados, o senador foi crítico, afirmando que a gestão Lula "deveria ter um cuidado maior" em reaver os recursos, para poder "de fato" devolver aos aposentados e pensionistas o que chamou de "roubalheira".

Em contra-partida, Alencar defendeu as medidas, ao que chamou de "exemplar", afirmando que o governo federal foi rápido e eficaz ao buscar as entidades responsáveis pelos descontos.

*Sob supervisão de Douglas Porto