Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Parlamento português veta discurso de Lula em sessão solene da Revolução dos Cravos

    Presidente brasileiro será recebido em outra sessão no Parlamento, que acontecerá nos dias 24 ou 25 de abril

    Isabela Filardida CNN

    Em São Paulo

    O Parlamento de Portugal informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não poderá discursar durante a sessão solene em homenagem à Revolução dos Cravos, no dia 25 de abril.

    O presidente brasileiro, no entanto, será recebido pelo Parlamento em sua viagem para Portugal e poderá falar em uma sessão de boas-vindas, que acontecerá no dia 24 ou 25 de abril.

    O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, chegou a anunciar a presença de Lula na sessão solene de 25 de abril, o que não agradou o Partido Social Democrata (PSD) e a Iniciativa Liberal (IL).

    De acordo com a CNN Portugal, o PSD afirmou não aceitar que o presidente brasileiro discursasse na Assembleia da República durante a sessão solene comemorativa, e o líder da IL declarou que os deputados deixariam o local se isso ocorresse. Após reunião com líderes dos partidos, ficou acertado que Lula será recebido em uma outra sessão, de boas-vindas.

    O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, declarou que, na sessão em homenagem à Revolução dos Cravos, Lula poderá assistir às cerimônias, mas não poderá discursar.

    Augusto também adiantou que “as condições protocolares” para a sessão de boas-vindas serão trabalhadas ao longo de março e no começo de abril.

    De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, a visita de Lula a Portugal ocorrerá entre os dias 22 e 25 de abril.