Pesquisa da CNN que mostra Bolsonaro à frente de Lula fez um ano ontem

Levantamento do instituto Real Time Big Data foi realizado nos dias 8 e 9 de março de 2021

Pesquisa exclusiva da CNN que voltou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp é do ano passado
Pesquisa exclusiva da CNN que voltou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp é do ano passado CNN Brasil

Da CNN

Ouvir notícia

Voltou a circular nas redes sociais e em grupos de WhatsApp a notícia da pesquisa exclusiva da CNN em parceria com o Instituto Real Time Big Data de um ano trás.

A pesquisa, publicada em 10 de março de 2021, mostrava o presidente Jair Bolsonaro (PL) à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República.

As medições mais recentes de institutos de pesquisa eleitoral revelam outro cenário, com Lula na liderança na corrida presidencial.

Na pesquisa do ano passado, Bolsonaro aparecia com 31% dos votos, o que representava dez pontos percentuais a mais que o então segundo colocado, Lula (21%). A margem de erro desta pesquisa era de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Após um ano, uma nova pesquisa, publicada hoje (11) pelo Ipespe, indica que Lula lidera a disputa com 43% das intenções de voto no primeiro – Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 28%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) aparecem com 8%.

Veja a pesquisa de hoje com todos os cenários.

A edição de hoje da pesquisa Ipespe foi realizada por telefone com 1.000 entrevistados entre os dias 7 e 9 de março de 2022, com pessoas de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro máxima estipulada é de 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

A atual levantamento está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-03573/2022. Já a pesquisa do ano passado não é registrada no TSE, pois foi realizada antes do período eleitoral.

Pesquisas anteriores do próprio Ipespe registram a liderança de Lula e Bolsonaro em segundo lugar. Levantamento da Quaest/Genial, divulgado em 9 de fevereiro, também mostra a mesma ordenação da pesquisa Ipespe.

Pela Quaest/Genial, os índices registrados no início do mês passado por Lula variaram entre 45% e 47%, conforme era reduzido o número de candidatos na disputa. Em todos os cenários, o petista era seguido pelo presidente Bolsonaro, que pontuou entre 23%, na simulação mais pulverizada, e 26%, no quadro com menos postulantes.

Primeiro debate será na CNN

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Mais Recentes da CNN