Pesquisa: no RN, Lula derrota Bolsonaro, Michelle, Tarcísio e Flávio

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta segunda-feira (15) ouviu 1.505 eleitores; margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos

Laura Molfese, da CNN*, São Paulo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ)  • Reprodução
Compartilhar matéria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é favorito em todos os cenários para a corrida presidencial de 2026 no Rio Grande do Norte, de acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (15). 

Cenário 1

O primeiro cenário indica que Lula, com 42,5% das intenções de voto, sairia à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que soma 32,1%.  Em seguida, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem 10,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), contabiliza 1,5%; o governador do Paraná, Ratinho Jr., é escolhido por 1,3% e o ministro dos Transportes, Renan Filho, aparece com 0,7%. 

Outros 6,8% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. São 4,7% os que não sabem ou não opinaram. 

Cenário 2

Lula também ultrapassa a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Em um segundo quadro, Lula ganharia com 43,1% dos votos, enquanto 26,4% dos potiguares votariam em Michelle.  

Na sequência, Ciro tem 13%; Caiado soma 3%; Ratinho Jr. aparece com 1,9% e Renan Filho tem 0,5%. São 7,2% os que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, já outros 5% não sabem ou não opinaram. 

Cenário 3

Um terceiro cenário mostra a disputa entre Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que contabilizam 43,7% e 20,7% das intenções de voto, respectivamente. 

Na mesma ordem, Ciro está como terceiro colocado com 13,8%. Desta vez, Ratinho Jr. com 2,7% dos votos, aparece à frente de Caiado, com 2%. Já 0,9% dos eleitores votariam em Renan Filho. 

Outros 9,8% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. São 6,6% os que não sabem ou não opinaram.

Cenário 4

Por fim, o petista ainda venceria, com 43,4% dos votos, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que tem 17,9%. No último quadro, Ciro, Caiado, Ratinho Jr. e Renan Filho, somam 14,9%; 4,5%; 3,1%; e 0,7%, respectivamente. 

São 9,7% os que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, já outros 5,8% não sabem ou não opinaram. 

Aprovação

A pesquisa avaliou que o governo do presidente é aprovado por 51,9% dos eleitores do Rio Grande do Norte. Em contrapartida, a gestão petista é desaprovada por 45,3% das pessoas. Outros 2,8% não sabem ou não opinaram.  

O índice de aprovação cresceu 5,9 pontos percentuais desde a última pesquisa, realizada em fevereiro deste ano, quando a administração federal era aprovada por 46% dos eleitores.  

Já a desaprovação caiu 5,8 pontos percentuais (em fevereiro, o governo era desaprovado por 51,1% dos entrevistados). 

Avaliação

O instituto ainda mediu como os potiguares avaliam o governo no estado. São 37,3% os que o consideram “ótimo” ou “bom”. Por outro lado, 36,8% julgam como “ruim” ou “péssimo”.  

Para 24,4% dos eleitores, a gestão de Lula é “regular”. Outros 1,6% não sabem ou não responderam.  

Foram entrevistados 1.505 eleitores em 58 municípios do RN entre os dias 6 e 10 de setembro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.