Pesquisa: Tarcísio é favorito à reeleição contra Alckmin, França e Haddad

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (26) ouviu 1.680 eleitores em 85 municípios paulistas; margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos

Lucas Schroeder, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é favorito à reeleição ao Palácio dos Bandeirantes em eventuais disputas contra o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e os ministros Márcio França (PSB) e Fernando Haddad (PT).

É o que aponta levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira (26).

Foram ouvidos 1.680 eleitores em 85 municípios paulistas entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

No primeiro cenário testado pela pesquisa, Tarcísio tem 43,8% das intenções de voto, contra 23,0% de Alckmin. A seguir, a deputada federal Erika Hilton (PSOL), marca 7,3%, e o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), 4,7%.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) têm, respectivamente, 4,2% e 4,1%. O ex-presidenciável Felipe D'Avila (Novo) fecha a lista com 1,3%. Votos em branco, nulo e nenhum somam 7,1%. Outros 4,5% não souberam ou não opinaram.

No segundo quadro, Tarcísio desponta com 47,7%, ante 11,5% de França. Na sequência, Hilton marca 9,0%, e Padilha, 6,6%. Serra tem 5,1%, enquanto Manga pontua 4,9%. D'avila conclui a relação com 1,5%.

Branco, nulo e nenhum correspondem a 8,5%, e 5,0% não souberam ou não opinaram.

Já no terceiro panorama, Tarcísio lidera novamente, desta vez com 46,1%, contra 20,7% de Haddad. Em seguida, Hilton pontua 6,4%, e Manga, 4,9%. Serra marca 4,8%, e Padilha, 4,1%. D'avila finaliza a correlação com 1,5%.

Branco, nulo e nenhum totalizam 7,3%. Ao mesmo tempo, 4,2% não souberam ou não opinaram.

Segundo turno

O nome do governador também foi analisado em cenários de segundo turno contra Alckmin e França (veja os detalhes nos gráficos abaixo).

Geraldo Alckmin x Tarcísio de Freitas

Márcio França x Tarcísio de Freitas

Por sua vez, Alckmin foi testado em possíveis embates contra o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) — favorito ao Bandeirantes em cenário sem Tarcísio —, e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab (detalhes a seguir).

Geraldo Alckmin x Ricardo Nunes

Geraldo Alckmin x Gilberto Kassab

Já Márcio França também foi testado em eventuais cenários contra Nunes e Kassab. Veja os resultados:

Márcio França x Ricardo Nunes

Gilberto Kassab x Márcio França