PF vasculha lista de repatriação do Líbano contra infiltrados do Hezbollah

Intenção do governo federal é repatriar pessoas a partir de Beirute, capital do Líbano; avião da FAB deve partir do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (2)

Gabriela Prado, da CNN, Brasília
KC-30, avião da FAB utilizado em ações estratégicas, como apoio logístico, ações humanitárias nacionais e internacionais – como a repatriação de brasileiros de Israel, Jordânia e Faixa de Gaza  • Divulgação/FAB
Compartilhar matéria

A Polícia Federal (PF) vai fazer uma verificação de pessoas que querem ser repatriadas do Líbano ao Brasil. A corporação vai verificar se há pessoas com algum impedimento entre os 3 mil interessados na operação para retornar ao território brasileiro – especialmente, se há infiltrados do Hezbollah.

A verificação geralmente é feita de forma padrão nos aeroportos brasileiros. Entretanto, como o Líbano abriga o Hezbollah - grupo paramilitar apoiado pelo governo iraniano - a intenção é observar se alguém consta em listas internacionais de pessoas com restrições, como a lista da Interpol.

O procedimento será adotado assim que a lista de pessoas for disponibilizada à Polícia Federal.

A aeronave KC-30 decolou do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo a Beirute, capital do Líbano, nesta quarta (2).  O avião fará uma escala em Lisboa, em Portugal.

Segundo a FAB, a tripulação será composta por militares responsáveis pela operação do voo e da área de saúde, como médico, enfermeiro e psicólogo.