PGR defende progressão de regime do hacker Delgatti

Walter Delgatti cumpre pena em regime fechado pela condenação de oito anos e três meses de prisão por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); ele e a ex-deputada federal Carla Zambelli foram condenados no processo

Andre Richter - Repórter da Agência Brasil, da Agência Brasil, Brasília
Hacker Walter Delgatti durante depoimento à CPMI do 8 de janeiro  • TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta segunda-feira (22) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer favorável à progressão de regime ao hacker Walter Delgatti.

O hacker cumpre prisão em regime fechado pela condenação a oito anos e três meses de prisão por ter invadido o sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, a mando da ex-deputada Carla Zambelli, emitido um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.

Condenada pelo STF em dois processos, Zambelli está presa em Roma desde 29 de julho.

 

Posteriormente, ela também foi condenada a cinco anos e três meses de prisão pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma.

Na semana passada, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), informou que Zambelli havia renunciado ao cargo parlamentar. A decisão foi tomada após uma determinação do STF para que o suplente assumisse o cargo em 48 horas.

“Além disso, o atestado de conduta carcerária emitido pela unidade prisional atesta que o reeducando Walter Delgatti Neto apresenta bom comportamento carcerário. Dessa forma, estão atendidos os requisitos objetivos e subjetivos exigidos para a progressão de regime prisional”, opinou Gonet.

A manifestação da PGR foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do processo de execução penal de Walter Delgatti e do pedido de progressão feito pela defesa. Não há prazo para decisão.

Publicado por Rafael Villarroel, da CNN Brasil*

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
Agência BrasilVer original