Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Planalto avisa ministros do STF sobre escolha de Lewandowski para o ministério da Justiça, dizem fontes

    Ministro aposentado do Supremo já trabalha na definição de seus auxiliares de confiança

    Pedro Teixeirada CNN

    Brasília

    Integrantes do Palácio do Planalto avisaram alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu Ricardo Lewandowski, ministro aposentado da Corte, para ser o novo titular da Justiça e Segurança Pública de seu governo, substituindo Flávio Dino, que assumirá uma vaga na Corte.

    Segundo fontes, a sinalização foi vista com bons olhos pelos ministros consultados pelo Planalto.

    O anúncio deve ser feito nos próximas dias. Segundo auxiliares do presidente Lula, Lewandowski ficou de definir os seus principais auxiliares antes da oficialização.

    Lula e Lewandowski se encontraram no início da semana no Palácio da Alvorada para definir detalhes, entre os pontos acertados está o de que o ministério não será dividido e a Segurança Pública continuará sob a alçada da Justiça.

    Segundo relatos feitos à CNN, o presidente recomendou apenas que, por não ter experiência, o novo ministro escolha um nome forte para a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

    No Palácio do Planalto, é cogitada a possibilidade de, em um primeiro momento, o secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, ficar à frente da estrutura como interino. Cappelli, no entanto, já sinalizou que não tem interesse em assumir a secretaria nacional.