Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Planalto diz que Janja recuperou conta do X dentro do “procedimento padrão”

    Contatos entre X e primeira-dama ocorreram por telefone; procedimento para congelar a conta, segundo o Planalto, demorou aproximadamente uma hora e meia

    Rosângela Lula da Silva, ou Janja, primeira-dama do Brasil
    Rosângela Lula da Silva, ou Janja, primeira-dama do Brasil Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

    Basília RodriguesElijonas Maiada CNN

    em Brasília

    O Palácio do Planalto informou nesta quarta-feira (13) que a plataforma X recuperou a conta da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. Em nota, o governo afirmou que o acesso foi recuperado dentro do “procedimento padrão”.

    Os contatos entre X e Janja ocorreram por telefone. O procedimento para congelar a conta, segundo o Planalto, demorou aproximadamente uma hora e meia.

    Só depois foi possível evitar que mais mensagens misóginas e violentas continuassem a ser publicadas.

    O Planalto enfatizou que o prazo para retirada das agressões já publicadas levou mais de doze horas, o que incluiu também os compartilhamentos de terceiros.

    A nota também cita o auxílio da Polícia Federal. Segundo o texto, a corporação esteve no Planalto para dar apoio “no salvamento dos conteúdos publicados pelos hackers”.

    AGU no caso

    Como a CNN divulgou, a Advocacia Geral da União (AGU) também acompanha o caso. Nesta terça-feira (13), notificou o X a tomar providências, sob pena de ser processado pela exibição de conteúdo que, segundo o governo, atentou contra a hora do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).