Cenário de polarização amplia expectativa de voto envergonhado nas eleições
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama da expectativa de que parte dos eleitores tenha receio de declarar a sua intenção de voto
O fenômeno do voto envergonhado, ou silencioso, é descrito por pesquisadores como resultado da teoria da espiral do silêncio. A tese é de que, quando discordam de uma opinião amplamente majoritária no seu grupo social, algumas pessoas preferem esconder essa discordância para evitar um mal-estar nas relações dentro deste universo.
O medo de declarar em público a opção de voto ganhou destaque na corrida eleitoral deste ano como um reflexo da polarização política exacerbada e dos estigmas que as campanhas tentam impor aos adversários.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama das expectativas de até que ponto uma parcela dos eleitores com receio de declarar a sua intenção de voto por receio de uma reação negativa quanto a sua preferência política pode influenciar o resultado das eleições do próximo domingo (2).
Para tratar dessa e de outras questões relacionadas, participam deste episódio o pesquisador Frederico Batista, professor da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e colaborador da Quaest Pesquisa e Consultoria, e o cientista político Cláudio Couto, professor da FGV em São Paulo.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(* Publicado por Diego Toledo)