Cobrança por transparência pressiona Congresso a reavaliar emendas do relator
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama do impasse sobre mecanismo que confere a parlamentares o poder de liberar verbas públicas
Uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a suspensão da execução dos recursos das chamadas emendas do relator ao Orçamento e cobrou mais transparência do Legislativo na definição do destino dos gastos. A oposição acusa o governo de distribuir as verbas a aliados para conseguir apoio em votações importantes. Já os líderes da Câmara e do Senado entendem que o congelamento das emendas paralisa o Orçamento e dificulta a realização de projetos importantes para o país e que dependem da liberação desses recursos.
Neste episódio do E Tem Mais, Carol Nogueira apresenta um panorama do impasse sobre as emendas do relator e as soluções que estão sendo negociadas para destravar a liberação dos recursos. Para descrever como funcionam as emendas do relator e a importância política delas, participam deste episódio o economista Murilo Viana, especialista em contas públicas, e o analista de política da CNN Brasil Iuri Pitta.
Conheça os podcasts da CNN Brasil:
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.

(* Publicado por Diego Toledo)