
PSDB retoma mobilização para prévias; PL terá filiação de bolsonaristas em fases
Pré-candidatos tucanos acionam apoiadores para votação no fim de semana; já aliados de Bolsonaro preparam adesão a novo partido em diferentes momentos
Com a confirmação pelo PSDB de que a votação para escolher o candidato do partido à Presidência será retomada neste sábado (27), os principais postulantes ao posto dispararam de imediato a retomada da mobilização de apoiadores.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse ao podcast Horário de Brasília que estava dedicado a telefonar pessoalmente a parte dos filiados, convocando-os para a votação. Segundo o gaúcho, ele contatou cerca de 100 prefeitos e vice-prefeitos desde a noite de quinta-feira. “Vamos ao voto”, afirmou. Leite disse também que alguns detalhes sobre a consolidação dos votos ainda teriam de ser acertados. “Mas confio que tudo será superado”, acrescentou.
O governador de São Paulo, João Doria, comemorou a decisão. “Vamos às urnas e à votação. Democracia é no voto”, disse ao Horário de Brasília. A equipe dele acionou a estrutura de mobilização e traçou como meta colocar todos os apoiadores para votar até o meio-dia deste sábado. A pedido do presidente do PSDB, Bruno Araújo, o horário de votação foi estendido e será permitido registrar votos até às 17h. A equipe de Doria concordou, mas quer agilidade e está chamando os apoiadores para registrarem os votos logo cedo.
A confusão em torno da votação, que deveria ter ocorrido no fim de semana passado, fez com o que o tucano que serve de símbolo do PSDB fosse escolhido a “Figurinha da Semana” deste episódio do Horário de Brasília.
Sexta-feira é dia de #HorárioDeBrasília, e o Figurinha da Semana da vez é o PSDB. @DanielaLima_ e @renataagostini elegem semanalmente aquele que mobilizou o noticiário político.
Assista ao episódio completo no YouTube e entenda! https://t.co/9qryNrQfoU pic.twitter.com/OrRm5z5PHV— CNN Brasil (@CNNBrasil) November 26, 2021
Mas não é só de PSDB que se faz uma tentativa de terceira via. Enquanto a legenda luta para decidir seu candidato, o presidente Jair Bolsonaro confirmou sua filiação ao PL. A cerimônia ocorrerá no dia 30 de novembro. O senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do presidente, filia-se no mesmo dia. Porém, os bolsonaristas do Congresso farão a migração ao PL em fases.
Uma primeira leva vai encorpar os quadros da nova legenda do presidente da República após a confirmação da fusão entre DEM e PSL. Uma segunda leva vai esperar o fim da janela partidária, em abril do ano que vem. Isso porque há acordos que deputados bolsonaristas esperam se concretizar na retomada do Legislativo, como indicação para a presidência de comissões.
Neste episódio do Horário de Brasília, Daniela Lima e Renata Agostini também detalham a manobra que está sendo articulada pelo Congresso para manter em sigilo o destino dos recursos bilionários das chamadas “emendas de relator” nos últimos dois anos. A votação da mudança nas regras desse tipo de gasto, uma exigência do Supremo Tribunal Federal (STF), está prevista para a próxima semana.
Apresentado por Daniela e Renata, o podcast é transmitido ao vivo e com vídeo no site da CNN Brasil e no canal da emissora no YouTube, às sextas-feiras, a partir de 12h30. Depois, os episódios podem ser acessados on demand nas principais plataformas de podcast: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Podcasts e Deezer.
Confira também os outros podcasts da CNN Brasil, e inscreva-se no canal no YouTube.
- 1 de 12
Jair Bolsonaro (PL), presidente do Brasil e pré-candidato à reeleição
Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil - 2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o pré-candidato do PT à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 3 de 12
Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, pré-candidato à Presidência pelo PDT
Crédito: DENNY CESARE/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO - 4 de 12
Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e é a pré-candidata do MDB à Presidência
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 5 de 12
Luciano Bivar é presidente do União Brasil e pré-candidato do partido à Presidência; deputado federal já comandava o PSL antes da fusão da sigla com o DEM
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 6 de 12
Felipe d'Avila, pré-candidato do partido Novo à Presidência da República
Crédito: Reprodução Facebook - 7 de 12
André Janones, atualmente é deputado federal por Minas Gerais, é o pré-candidato à Presidência pelo partido Avante
Crédito: Paulo Sergio/Agência Câmara - 8 de 12
Eymael, pré-candidato à Presidência pelo DC; ele já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras - 9 de 12
Vera Lúcia é a pré-candidata à Presidência da República pelo PSTU
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação - 10 de 12
Leonardo Péricles, pré-candidato à Presidência pelo Unidade Popular (UP)
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 - 11 de 12
Sofia Manzano, pré-candidata do PCB à Presidência nas eleições 2022
Crédito: Divulgação - 12 de 12
Pablo Marçal, pré-candidato à Presidência pelo Pros. Ele é empresário e se filiou ao partido no fim de março de 2022
Crédito: Reprodução/Facebook