PoderData: 64% dos brasileiros são contra anisita para condenados pelo 8/1

Percentual avançou 13 pontos desde o último levantamento do instituto, divulgado em março; foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro

Lucas Schroeder, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

Levantamento divulgado pelo instituto PoderData nesta sexta-feira (3) aponta que 64% dos brasileiros são contra a anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Na ocasião, as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas.

Em relação à rodada anterior da pesquisa, divulgada em março, houve um aumento de 13 pontos percentuais no índice.

Ao mesmo tempo, de acordo com o levantamento, 27% dizem ser a favor da anistia aos sentenciados — em março, eram 37% os simpáticos ao perdão. Já outros 9% preferiram não responder à questão.

Metodologia

Foram ouvidas 2.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 178 municípios de todo o país. A margem de erro é 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Congresso discute anistia

Até o momento, mais de 630 pessoas foram condenadas pelas invasões e depredações das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário no início de 2023.

Em setembro, a Câmara dos Deputados aprovou a urgência do projeto de lei que prevê anistia aos condenados pelos atos. Em seguida, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolheu o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator da proposta, que ainda aguarda para ter o mérito analisado pelo plenário.