Eleições 2022

Por unanimidade, TRE-RJ nega registro de ex-governador do Rio Anthony Garotinho

Garotinho concorria como deputado federal e teve a candidatura indeferida por crimes de uso ilícito de programa social

Rafaela Cascardo, da CNN, No Rio de Janeiro
Anthony Garotinho registra candidatura ao cargo de vereador do Rio de Janeiro após liminar favorável de Zanin
Ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho  • Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil.
Compartilhar matéria

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro rejeitou o registro de candidatura de Anthony Garotinho (União Brasil), ex-governador do Rio e candidato a deputado federal. Os sete desembargadores que participaram da sessão na tarde desta quinta-feira (8) votaram a favor do indeferimento.

"Não há dúvidas de que houve tanto o dano erário como o enriquecimento ilícito", afirmou o desembargador Luiz Paulo Araújo durante o voto.

Antes do voto dos desembargadores, o procurador do Ministério Público Eleitoral, Flávio Paixão, discursou pela rejeição da candidatura, citando a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que manteve condenação do ex-governador do Rio por compra de votos nas eleições de 2016 em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

De acordo com a ação apresentada pela procuradoria, a condenação de Garotinho pelo TRE a 13 anos de prisão e multa por crimes de uso ilícito de programa social o impedem de disputar o pleito.

Segundo o STF, Garotinho foi condenado por integrar associação criminosa voltada à prática de corrupção eleitoral através da distribuição de cheques-cidadão, programa de assistência social mantido pela prefeitura de Campos.

A CNN Brasil entrou em contato com a equipe de Anthony Garotinho e aguarda um posicionamento sobre o assunto.