Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Prazo para pedido de voto em seção com acessibilidade termina nesta quinta

    Eleitores com deficiência têm o direito ao voto assegurado pela Justiça Eleitoral 

    Nem todas as seções eleitorais contam com estrutura completa para pessoas com deficiência
    Nem todas as seções eleitorais contam com estrutura completa para pessoas com deficiência Foto: Godong/Universal Images Group via Getty Images

    Leonardo RodriguesBeatriz Puenteda CNN

    em São Paulo e no Rio de Janeiro

    Esta quinta-feira (18) é o último dia para que eleitores com alguma deficiência peçam para votar em seções especiais com acessibilidade. A solicitação deve ser feita, presencialmente, à Justiça Eleitoral.

    As rampas e/ou elevadores para que eleitores com dificuldade de locomoção transitem devidamente não estão disponíveis em todas as seções eleitorais. O eleitor pode pedir a transferência de seu local de votação, se for o caso, para uma das seções especiais.

    Para isso, ele deve ir a um cartório eleitoral pessoalmente, portando um documento oficial com foto ou ser representado por um curador, apoiador ou procurador.

    Mesmo que não tenha feito nenhum requerimento de transferência e vá regularmente ao local onde vota, é dever da Justiça Eleitoral assegurar que ele exerça seu direito.

    Como a CNN explicou em reportagem, uma das tarefas de um mesário no dia da eleição é auxiliar o eleitor com dificuldade de locomoção ou orientação a transitar por onde vota.

    A Justiça Eleitoral autoriza, ainda, que o eleitor seja ajudado por uma pessoa de sua confiança no momento do voto.

    Desde que autorizada pelo presidente da mesa receptora, essa pessoa poderá entrar na cabine de votação e até mesmo digitar os números na urna, desde que a assistência seja imprescindível para o voto. O acompanhante não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral nem de um partido ou federação.

    Acessibilidade nas urnas

    Neste ano, as urnas terão duas tecnologias assistivas. Um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará aos eleitores qual cargo está em votação no momento.

    Pessoas com deficiência visual também terão direito a cuidados específicos. Além do sistema braile e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, que já existem, serão disponibilizados fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou candidato em voz sintetizada.

    Tanto o alfabeto comum quanto o braile podem ser usados para assinar o caderno de votação ou assinalar as cédulas. A Justiça Eleitoral também assegura o uso de qualquer instrumento mecânico que portar ou for fornecido pela mesa receptora de votos.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – Os candidatos a vice-presidente em 2022