Primeiros agentes da Força Nacional chegam ao AM; número de presos sobe para 41
Segundo o governo do Amazonas, 144 agentes da Força Nacional serão enviados ao estado

Os primeiros agentes da Força Nacional de Segurança Pública começaram a chegar ao Amazonas nesta quarta-feira (9), após o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, atender o pedido feito pelo governador do estado, Wilson Lima (PSC).
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Amazonas, 20 agentes já estão no estado, e outros 124 ainda devem chegar até sexta-feira (11), totalizando 144 agentes.
O apoio da Força Nacional foi solicitado depois de uma onda de ataques contra ônibus, viaturas, ambulâncias, postos de saúde, agências bancárias e outras instituições ocorrida nos últimas dias. Para o governo, trata-se de uma represália de criminosos após a morte de um traficante ocorrida no sábado (5).
Criada em 2004, a Força Nacional é composta por agentes de segurança que atuam nos estados, como policiais militares, policiais civis e bombeiros militares, sendo cedidos pelos estados ao governo federal. A força integra a estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é comandada pelo coronel da Polícia Militar do Ceará Antônio Aginaldo de Oliveira, marido da deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP).
O objetivo da Força Nacional no Amazonas é ajudar os policiais locais a preservar a ordem pública e fazer a manutenção da segurança das pessoas e do patrimônio. A presença da força no estado foi autorizada por 30 dias, mas pode ser prorrogada, caso seja necessário.
Prisões de suspeitos
O governo do Amazonas também segue prendendo suspeitos de estarem por trás dos ataques. Até esta quarta-feira, 41 pessoas foram presas, 10 a mais do que o divulgado até segunda-feira (7). Dos presos, quatro seriam líderes da facção criminosa que teria ordenado a onda de violência.
O último ataque identificado na capital do estado, Manaus, ocorreu no bairro da Compensa, por volta das 8h da segunda-feira. A SSP ainda registrou novas ocorrências na madrugada de terça-feira (8), mas no interior do estado, nas cidades de Caapiranga e Careiro Castanho.