‘Prisão de Roberto Jefferson é ilegal’, diz advogado

Augusto de Arruda Botelho disse à CNN que a decisão de Alexandre de Moraes é 'cabível', mas não é bem fundamentada

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, o advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho caracterizou a prisão do ex-deputado e presidente nacional do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), Roberto Jefferson, como “ilegal”. A determinação foi do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

“A prisão de Jefferson é cabível, o problema específico é que o despacho do ministro traz uma gravidade, por assim dizer, de mérito”, explicou.

“No momento de justificar essa excepcionalidade, que é prender alguém antes de um processo, a decisão peca. Fundamenta muito mal e deixa de dizer porque medidas cautelares alternativas não poderiam ser aplicadas nesse caso concreto.” 

O ex-deputado foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (13). Na determinação, Moraes acusa presidente do PTB de participar de uma suposta milícia digital em ataques às instituições democráticas. A organização criminosa teria sido montada, principalmente, para atacar a próxima eleição.

Roberto Jefferson
O ex-deputado Roberto Jefferson foi preso na manhã desta sexta-feira (13) após determinação do ministro do Supremo, Alexandre de Moraes
Foto: Marcos Arcoverde / Estadão Conteúdo

(publicado por Fernanda Colavitti)

Mais Recentes da CNN