PSDB diz que 90% dos políticos tucanos estão inscritos para votar nas prévias

Número de cadastrados corresponde a 3% dos filiados no partido, o que equivale a 44,7 mil pessoas

João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), participaram de debate na CNN
João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM), participaram de debate na CNN Kelly Queiroz/CNN Brasil

Basília Rodrigues

Ouvir notícia

Para dar legitimidade ao nome tucano que será escolhido nas prévias de domingo, o PSDB divulgou nesta quinta-feira o perfil de quem vai votar. O número de cadastrados corresponde a 3% dos filiados no partido, o que equivale a 44,7 mil pessoas.

Apesar disso, é expressivo o número de tucanos inscritos que vivem diretamente na política, o que qualifica o nível de engajamento na votação. À CNN, o PSDB informou que 90% dos tucanos com mandato no Executivo e Legislativo se registraram no aplicativo e estão aptos a votar. Alguns grupos se inscreveram em sua totalidade. Foram 100% dos 72 deputados estaduais, 34 deputados federais e 7 senadores.

Nas prefeituras, esse índice chegou a 95%, há 491 prefeitos do PSDB e 397 vice-prefeitos tucanos cadastrados. 3.949 vereadores também estão inscritos – 90% do total.

Por isso, para a legenda, o desafio tanto do engajamento quanto da aceitação interna do escolhido foi alcançado.

“As prévias chegaram para ficar. Não tem mais volta”, afirmou o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, à CNN. “A partir de segunda-feira, o nome escolhido terá legitimidade para negociar apoios com outros partidos e também estabelecer a unidade do partido”.

No dia da votação, o PSDB se reúne em evento em Brasília, em que são esperados 700 mandatários, entre parlamentares, prefeitos e vereadores, para votação presencial. Os outros filiados poderão depositar seus votos virtualmente.

Mais Recentes da CNN