Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    PT prepara agenda eleitoral para Lula nas disputas de 2024

    Petista deve fazer a sua primeira agenda com Boulos, em São Paulo, ainda neste mês

    Gustavo Uribeda CNN

    Brasília

    O PT já prepara uma agenda eleitoral para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições municipais do ano que vem.

    O partido quer aproveitar o comando da máquina federal e o prestígio do petista para tentar aumentar o número de prefeituras controladas pela legenda.

    A sigla comanda 234 municípios. A meta é chegar a pelo menos 300 cidades. O partido também quer potencializar a eleição de candidatos de esquerda para evitar um crescimento da direita.

    O receio é de que o PL e o Republicanos repitam os resultados obtidos nas eleições nacionais de 2022 e ganhem fôlego para a disputa eleitoral de 2026.

    A ideia é que Lula foque nas capitais estaduais em agendas fora do horário de expediente, principalmente aos finais de semana. E que priorize os maiores colégios eleitorais no Sudeste e no Nordeste.

    E que tanto a primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, como a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, cumpram agenda durante a semana em grandes municípios de regiões metropolitanas ou em cidades do interior.

    A defesa é para que Lula já comece a aparecer em público com pré-candidatos apoiados pelo PT a partir de janeiro, sobretudo em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

    O presidente já avisou a dirigentes do partido que precisa ser cauteloso para não entrar em bola dividida com partidos da base aliada. Ou seja, se os dois candidatos favoritos forem aliados do governo federal, a ideia é de que o presidente evite tomar partido.

    Lula, inclusive, já deve aparecer ao lado de Boulos, em uma agenda na capital paulista, neste mês. A ideia é que juntos anunciem a construção de um hospital na zona leste da capital paulista.

    A expectativa é de que imagens da agenda já sejam captadas e exploradas pela campanha do deputado federal.