PV quer instalação de CPI para investigar ministro do Meio Ambiente

O texto pede apuração dos eventuais beneficiários da flexibilização da legislação e por atos da gestão de Salles

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (28.ago.2019)
O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (28.ago.2019) Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

Tainá Farfan, da CNN, em Brasília

Ouvir notícia

A bancada do Partido Verde (PV) está colhendo assinaturas para pedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a gestão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A peça que subsidia a abertura da CPI lembra a fala do ministro, que veio a público com a divulgação do vídeo da reunião interministerial do dia 22 de abril, quando Salles defendeu que o governo deveria aproveitar a atenção da imprensa na pandemia do novo coronavírus para aprovar “reformas infralegais de desregulamentação e simplificação” na área do meio ambiente e “ir passando a boiada”.

O texto pede apuração dos eventuais beneficiários da flexibilização da legislação e por atos da gestão de Salles, como expedição de licenças ambientais e adoção de pareceres da Advocacia Geral da União (AGU). 

“A atuação criminosa dele é evidente, dentro de uma agenda intencional voltada para enfraquecer a legislação no nosso país”, afirma o deputado Professor Israel (PV-DF).

Na segunda-feira (6), o Ministério Público Federal (MPF) acusou Salles de improbidade administrativa e pediu o afastamento do ministro.

Mais Recentes da CNN