Quaest: brasileiros contra impeachment de Moraes são 52%; a favor, 36%

Levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 12 e 14 de setembro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos

Maria Clara Matos, da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

Um impeachment de Alexandre de Moraes do cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) é reprovada por 52% dos brasileiros, mostra pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (17).

Os que são favoráveis à retirada do magistrado da Corte somam 36%. Os indecisos ou que não responderam à pergunta, 12%.

A quantidade dos que recusam um impeachment de Moraes cresceu nove pontos percentuais em apenas um mês. No último levantamento realizado pela Genial/Quaest, em agosto deste ano, a porcentagem era de 43%.

Já os que aprovam diminuíram dez pontos percentuais, saindo de 46% no mesmo período para os 36% de hoje.

Moraes é responsável por diversos casos do Supremo, alguns deles envolvendo temas como a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão.

Em agosto deste ano, parlamentares de oposição apresentaram um pedido de impeachment contra Moraes, acusando o magistrado da Suprema Corte de abuso de autoridade, censura, perseguição política e desrespeito à imunidade parlamentar.

Para que um ministro do STF sofra impeachment, contudo, o processo é longo e depende inicialmente do aceite do presidente do Senado, órgão responsável por julgar crimes de responsabilidade relacionados aos magistrados, como explicou a CNN aqui.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais presencialmente entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Você acha que Alexandre de Moraes deveria sofrer um impeachment?

  • Não: 52% (43% em agosto)
  • Sim: 36% (46% em agosto)
  • Não sabe/não respondeu: 12% (11% em agosto)